Rua Dr. José Peroba, 325 - Edifício Elite Comercial, Sala 304 | Stiep – Salvador BA
Siga-nos

Implantes

Sobre Implantes

FIO DENTAL
O que é implantodontia?

É a área da Odontologia capaz de repor um ou um grupo de dentes perdidos por meio de “raízes artificiais”. A técnica consiste na implantação cirúrgica de parafusos de titânio, denominados implantes, dentro do tecido ósseo logo abaixo da gengiva, sobre os quais serão instaladas coroas protéticas em substituição aos dentes perdidos, logo após procedimento cirúrgico ou depois de um determinado período de tempo. Assim, é possível restabelecer para o paciente a função mastigatória e a estética dental perdida pela ausência de um ou mais dentes.

Como é feito o tratamento na implantodontia?

A técnica cirúrgica para instalação de implantes dentários é realizada sob anestesia local, em ambiente odontológico apropriado e específico.

Após a instalação dos implantes dentários, o organismo precisa promover a incorporação do material que reveste os parafusos (titânio) ao tecido ósseo, através do que denominamos de osseointegração. Esse processo ocorre dentro de um período que pode variar de 3 a 6 meses após a realização da cirurgia, onde poderá ser observada uma união estável entre o material do parafuso e o osso.

Coroas protéticas provisórias podem ser instaladas sobre os implantes logo após a cirurgia ou, após o período da osseointegração, tendo visto a união adequada do material com o tecido ósseo, pode ser feita a confecção da coroa protética final.

Por se tratar de um procedimento cirúrgico, que exige a necessidade de anestesia local, esse tipo de tratamento pode gerar uma ideia de desconforto em alguns pacientes. Porém, a técnica é vista como um procedimento minimamente invasivo, que não deve causar transtornos significativos para os pacientes. Alguns sinais e sintomas podem ocorrer nos primeiros dias, por se tratar de um procedimento cirúrgico, mas eles variam de acordo com a extensão da cirurgia e do próprio organismo do paciente e são minimizados com o uso de medicações prescritas após o procedimento.

Quando preciso do tratamento da Implantodontia?

É fundamental que exista o contato do paciente com um dentista especialista em Implantodontia para a realização de um completo e correto diagnóstico. Contudo, alguns sinais indicam a necessidade de colocação de implantes dentários:


• Ausência de um ou mais dentes.
• Falta de adaptação pelo paciente a próteses convencionais;
• Desconforto ou instabilidade em próteses previamente realizadas.

Se tiver alguma dúvida, agende sua consulta! Teremos o maior prazer em explicar tudo pessoalmente!
« Voltar